Documentação para viagens internacionais

Olá viajantes,

Muitas pessoas tem dúvidas sobre documentação em viagens internacionais.
É muito importante sempre consultar seu agente de viagens ou os sites dos consulados e embaixadas, pois estas informações são muito dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.
O que indicamos é sempre fazer um check list para poder consultar o que é necessário e obrigatório.

Vamos lá aos documentos e algumas informações importantes:

– Passaporte válido (exceto para países do Mercosul que você pode usar seu RG original com até 10 anos de validade) todos os países estrangeiros exigem passaporte original;
Crianças devem portar também RG original para comprovar filiação. Caso esteja viajando sem um ou dois pais, deve portar autorização de menor viajando desacompanhado conforme obrigatoriedade de saída e entrada no país. Original e com instruções no site da Polícia Federal.

– Visto (consulte o Consulado ou Embaixada para verificar obrigatoriedade). Alguns países que são obrigatórios e muito visitados por brasileiros: Estados Unidos, Canadá, Austrália. Países como França, Italia, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Portugal não precisam de visto desde que sua permanência seja de até 90 dias, como turista;

– Vacina (consulte sempre órgãos como ANVISA para informações). Note que muitas vezes o seu país de destino não obriga a vacina, mas as conexões aéreas podem exigir. Fique atento!;

– Vouchers impressos ou eletrônicos: chamamos de vouchers os comprovantes de reservas feitas como hospedagem, locação de carro, passeios. Sempre faça reservas antecipadas em seus dias de chegada ou saída para não correr riscos em dias de viagens longas e cansativas. Muitas vezes as cidades estão em períodos de feiras, feriados e eventos, e fica arriscado conseguir hotel ou estadia mais econômica. Em períodos de férias ou festas de final de ano, faça sempre reservas antes de sua chegada.

– Seguro viagem: é algo que ninguém quer usar, mas é uma precaução necessária e útil. Faça sempre um seguro viagem, em países estrangeiros você pode precisar de um médico ou remédios e as consultas são muito caras, o seguro pode sair mais barato. Em países da Europa que fazem parte do TRATADO DE SCHENGEN (acordo entre países da União Europeia), o turista é obrigado a ter seguro viagem para poder entrar.

Esta é a lista de documentos importantes para levar em viagens, depois faremos posts separados para ajudar a preparar mala, o que pode levar na bagagem de mão, o que pode ser despachado, etc.

Esperamos seus comentários e outras dicas que puderem dividir.

Consulte sempre seu agente de viagens!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *